Au Pair - U.S.A.

sexta-feira, 19 de março de 2010

ミ★ O Brasil está na moda!!!

Você é o do tipo que acha que no Brasil nada presta, que gosta de dizer que é descendente de italiano, árabe ou espanhol, que acha que tudo é samba e futebol? Então eu tenho uma péssima noticia, o Brasil entrou definitivamente na moda internacional. Já faz um tempo que escutamos por ai sobre a popularidade que o Brasil vem ganhando nos últimos tempos.. eu que estou aqui nos Estados Unidos escuto muito sobre isso também. Pode parecer um pouco ufanista, mas o Brasil está sempre em moda. É sério! Gringo adora nossa música, nossa comida, nossa moda. Apesar de achar que nós gostamos muito mais deles quando eles vêem para cá, o Brasil quando está lá fora também faz muito sucesso. Tudo isso começou com Carmem Miranda. Foi ela quem expôs o Brasil pela primeira vez para o mundo. Em segundo lugar vem Pelé. Antes dele éramos apenas um lugar tropical, cheio de bananas e samba. E foi com seu futebol que o nosso país ficou famoso.

Décadas se passaram, mitos foram criados e outros foram desmistificados. Dizem que o Brasil é a bola da vez em termos de coisas boas.. crescimento.. investimentos.. etc.. etc.. e a nossa música também tem se espalhado por ai. Nos bares de NYC sempre se ouve uma musica brasileira em meio aos hits americanos.. e é inexplicável o que se sente quando no meio da galera onde só se escuta musica americana.. do nada começa a tocar alguma musica brasileira... é uma mistura de sentimentos que não da para descrever.. a brasileirada que esta ao redor começa a cantar com aquele sorrisão largo no rosto.. mesmo que seja uma música que não goste muito.. é impossivel ouvir e não se empolgar... eu acho que só quem vivencia isso consegue entender de verdade o que estou falando.

Eu ja tinha ouvido musicas brasileiras por ai.. mas hoje na academia me surpreendi pela segunda vez. Uns três meses atrás eu estava na aula de step as 9h15 da manhã... era um dia frio.. desanimador rs.. mas la estava eu, firme e forte.. as musicas que a professora coloca durante as aulas são sempre bem animadas e que nos fazem ter vontade de exercitar o esqueleto.. no meio da aula.. do nada.. rs.. começou em versão remix: "Parapapapapapa parapapa Parapapapapapa parapapa Paparapaparapapara clack bum Parapapapapapa paparapa... Morro do Dendê é ruim de invadir.. Nois, com os Alemão, vamo se diverti".. vocês não tem noção rs.. na hora que o Rap das Armas começou a tocar a galera vibrou com o ritmo do funk remixado.. todos se empolgaram.. foi impressionante.. e eu lá.. a unica brasileira no meio daquele povo.. a turma que eu frenquento tem gente de vários lugares do mundo.. foi demais... e detalhe né.. só eu cantando e viajando na musica... eu sei que não é nenhum clássico da musica brasileira.. rs.. mas a sensação foi ótima... e melhor ainda foi sentir a empolgação daquele povo com nossa música. Hoje na academia aconteceu isso de novo.. novamente na aula de step e a sensação foi das melhores possíveis... e nossa professora americana cantou a musica toda... rs

Mas  não é somente aqui que o Rap das Armas chegou mas em vários outros países também. Nesse video abaixo é mostrada a torcida de futebol do time Djurgården de Estocolmo que canta um remix da música para a lingua deles. Se eles viram Tropa de Elite? Improvável. Se gostaram da música? Sim!


Na verdade a música foi parar naquelas terras gélidas através do DJ Quitino que passou um tempo no Rio de Janeiro, gostou da música e levou para a Europa. A torcida de futebol adotou a música como maneira de incentivar o time. 

Na semana do natal também aconteceu algo interessante. Fui até um shopping aqui perto com uma amiga e estavamos procurando um DVD em uma das livrarias mais conceituadas daqui.. e de repente olha só o que eu encontrei:

DVD "Cidade dos Homens"

Outra situação relacionada a isso que me surpreendeu, foi logo quando eu cheguei aqui. Minha host mother tem um Ipod lotadoooo de músicas que ela carrega pra cima e pra baixo.. um belo dia estavamos todos nós jantando e ela colocou uma musica ambiente.. e ai comentou que tinha algumas musicas que ela achava que era em francês e perguntou se eu conhecia o cantor.. "Tom Jobim" kkkkk desde quando ele é francês rs?!? rs.. então eu disse a ela que ele era Brasileiro.. e falei um pouco sobre as músicas dele.. então ela colocou as músicas pra tocar.. ela tem no ipod váriaaaaas músicas do Tom Jobim.. canta, do jeito dela, mas canta todas e adora! No ipod também tem as versões que é uma parte em inglês e outra em português. Naquele dia jantamos ao som de ninguém mais.. ninguém menos que Tom Jobim! Isso também já aconteceu várias outras vezes.


O Brasil é um país celeiro de criativos e a gente sabe que isso não é reconhecido somente na música. Durante anos a nossa propaganda foi celebrada como uma das melhores do mundo. Desse liquidificador que é o Brasil, onde culturas do mundo inteiro se encontraram, o melhor de cada país forma uma riqueza cultura incrível, muitas vezes desprezada por nós.

Tirando a situação da música.. já se ve por aqui vários cartazes com propagandas de viagens para o Brasil.. e  isso não começou só agora por causa das Olimpiadas e Copa do Mundo não.. tem até uma "brincadeira" que a Delta colocou pelos aeroportos.. mostrando as "diferenças" dos EUA com o Brasil.. segue o cartaz abaixo:

"O gesto OK.. não é OK no Brasil"

Além de cartazes pelos aeroportos.. há também propaganda pelas ruas. Outro dia andando pela 5ª avenida me debarei com esse taxi:


Há alguns meses atrás, a edição da revista inglesa The Economist dá a medida do quanto o Brasil está na moda:

Na capa, o Cristo Redentor levanta voo, sob a manchete “O Brasil decola”. Lá dentro, um especial de 14 páginas, falando de bancos, comodidades, classe média, além de uma bem sacada comparação entre o Brasil e os Estados Unidos. Fora do especial, mais Brasil: uma matéria sobre Dilma, outra sobre a Geyse da Uniban. Aquela tentando entender o paradoxo de um presidente com 80% de popularidade e uma candidata que não decola, esta tentando entender o paradoxo do país do carnaval ficar histérico por causa de uma mini-saia. O Brasil está na moda, a ponto de merecer a capa da Economist. É uma pena que, até agora, não esteja aproveitando o bom momento para ficar na vanguarda dessa discussão. Afinal, enquanto nossa economia vai bem, nossa segurança pública, nossa justiça e a corrupção na política vão bem mal. É assim no país da Geyse da Uniban. A gente gosta de se imaginar muito avançado, muito liberal, muito respeitoso das liberdades individuais. Mas, na hora h, o moralismo sempre ganha a discussão. Sabe por quê? Porque grita mais alto.


O Brasil também está chegando a Hollywood.. rs.. vocês já viram o cartaz do filme 2012o filme-catástrofe do Roland Emmerich:


O Brasil está na moda - e a Bandeira Nacional e a forma e o contorno do mapa brasileiro tornaram-se verdadeiros ícones fashion. A nossa brasilidade está sendo estampada em roupas, bolsas, jóias, bijuterias e toalhas, dentre outros acessórios em que predominam as cores amarelo, azul, verde e branco. A aceitação do nosso país lá fora é muito forte. Por isso eu concordo com as afirmações de que o Brasil está na moda, não só a moda brasileira. Trata-se da aceitação do país, que é visto com simpatia, com um nível de rejeição que tende a zero.


Ser brasileiro agora abre portas, cria oportunidades. O mundo só fala no Brasil, é bom ir se acostumando, mas falar mal do nosso país é sinal de atraso, desinformação, desconhecimento das nossas próprias forças, riquezas e qualidades.

Foi as bancas em setembro do ano passado aqui nos Estados Unidos a revista newsweeck com a seguinte reportagem de capa “Lula, o mais popular líder político do mundo”. Não adianta chiar, os tempos Fernando henriquistas de que moderno era vender o Brasil, passou, a moda é afirmar o Brasil. Uma tradutora de software, disse em seu blog que até alguns anos atrás era comum os tradutores do mundo todo conversarem entre si em Inglês, independentemente da língua nativa de cada um, esta semana ela conversava com um chinês que pediu a ela para conversarem em Português, língua que ele fazia questão de aprender, posto que lhe parecia música. Mais, no mundo da tradução, saber Português dá status. Já aconteceu várias vezes comigo e minhas amigas algo parecido... algumas vezes no metro estavamos conversando em Português e algumas pessoas nos param para perguntar que idioma que estavamos falando.. dizem que é bonito e muito gostoso de se ouvir.. que é romantico e dizem pra continuarmos a conversa para poderem ouvir mais.
Aqui nos Estados Unidos, a mania entre os americanos é conversar com brasileiro em Português. Em vez de nos deixar aprender o Inglês.. é completamente o contrário que acontece.. eles que querem aprender o Português e tentar conversar conosco. Pode se acostumar meu amigo, somos nós que puxamos a fila.

Um comentário:

  1. LEGAL DAHORA LEVA EU PRA MORA COM VC AI SEMPRE QUIS IR PRO ESTADOS UNIDOS MEU SONHO AINDA MAIS COM UMA MULHER LINDA DESSE JEITO PERFEITO NÃO PREISZO DE MAIS NADA KKKK

    ResponderExcluir